domingo, 22 de maio de 2011






Resumo sobre o aquecimento global




O aquecimento global é um fenômeno climático ocasionado pela grande queima de combustíveis fósseis, que por sua vez acaba liberando altas taxas de dióxido de carbono (CO2) que se acumulam na atmosfera do planeta fazendo com que as temperaturas da Terra se elevem.
O efeito estufa tem ligação direta com o aquecimento global, pois é ele que tem a função de manter a temperatura da Terra evitando assim o congelamento do planeta. Porém para fazer isso ele acaba tendo que impedir que o CO2 se dissipe completamente pelo espaço.
Conclusão, com o aumento da taxa de CO2 gerada pela grande queima de combustíveis fósseis, o efeito estufa acaba causando uma aglomeração do gás pela atmosfera, ocasionando um provável superaquecimento do planeta.









Questões:





Aquecimento global – Texto 01




1) O que esta acontecendo na Europa e no Brasil?
2) O que os pesquisadores do clima estão afirmando?
3) Quais são as conseqüência do aquecimento global?
4) O que é o Protocolo de Kyoto?
5) O que foi a conferencia de Bali?
6) O que é COP – 15? Qual é a sue objetivo?
7) Porque a COP – 15 terminou com um sentimento de fracasso?





Efeito Estufa – Texto 02



1. O que é o efeito estufa?
2. Como é gerado o efeito estufa?
3. Quais problemas futuros os pesquisadores já estão prevendo?
4. Quais soluções deveram ser colocadas em pratica contra o efeito estufa?




Vídeos




Escreva de cada um dos vídeos:
a) Uma causa:
b) Uma conseqüência:
c) Uma solução:




Trabalho:




Faça cartazes pequenos contendo ilustrações e as causas, as conseqüências e as soluções do aquecimento global e do efeito estufa. (Valor 3,0 – pontos)

Texto 01 - Aquecimento Glogal


Aquecimento Global

Texto 02 - Efeito Estufa


Efeito Estufa

Aquecimento Global

Efeito estufa

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Tipos de solo

Olá alunos, hoje vocês pesquisaram na sala deTecnologia os tipos de solo. Estou colocando também no nosso blog.
Este texto está no site:




Tipos de Solo
Quais são os tipos de solo, características, solos, argiloso, arenoso, humoso e calcário



Introdução


Na superfície terrestre podemos encontrar diversos tipos de solo. Cada tipo possui características próprias, tais como densidade, formato, cor, consistência e formação química.

Solo Argiloso

Possuí consistência fina e é impermeável a água. Um dos principais tipos de solo argiloso é a terra roxa, encontrada principalmente nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Este tipo de solo é bom para a prática da agricultura, principalmente para a cultura de café. Na região litorânea do Nordeste encontramos o massapé, solo de cor escura e também muito fértil.

Solo Arenoso

Possui consistência granulosa como a areia. Muito presente na região nordeste do Brasil, sendo permeável à água.

Solo Humoso

Presente em territórios com grande concentração de material orgânico em decomposição (húmus). É muito utilizado para a prática da agricultura, pois é extremamente fértil (rico em nutrientes para as plantas).

Solo Calcário

É um tipo de solo formado por partículas de rochas. É um solo seco e esquenta muito ao receber os raios solares. Inadequado para a agricultura. Este tipo de solo é muito comum em regiões de deserto.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Olá alunos, eu estou impossibilitada de dar aula, as Provas serão nos dias:
18/04 (segunda - feira) - Português;
19/04 (terça - feira) - Matemática;
22/04 (sexta - feira) - Ciências;
24/04 (segunda - feira) - História;
26/04 (quarta - feira) - Geografia;

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Trabalho de Ciências

Esse trabalho será realizado individualmente e deverá ser entregue até no dia 21/04/11, não será aceito depois da data. As instruiçõe do trabalho está na webquest postada abaixo.

A água Uma WebQuest para 5º ano A do Ensino Fundamental. Interdisciplinar Elaborada por: Simone Oliveira Souza (Professora do 5º ano A)

Introdução


A webquest “A água” tem como objetivo complementar e direcionar os estudos dos alunos em casa ou na Sala de Tecnologia Educacional. Despertando os alunos para uma consciência da utilização da água como um recurso natural renovável e que precisa de cuidados, pois a mesma vem sendo desperdiçada e poluída.


A Tarefa


Os trabalhos serão desenvolvidos em duplas. E deverão ser entregue as atividades escrita na data combinada. 1. Explicação sobre o conteúdo na sala de tecnologia em slide; 2. Ler, responder as questões dos textos e entregar no prazo determinado. Os textos são: Decálogo da ecologia, Água Potável e Poluição da Água; 3. Produção de frases com o tema: Preservar é garantir o nosso futuro; A finalização se dará em duas partes: primeiro com um concurso de frases da atividade número 6 que será exposta em cartazes na escola e por segundo será preparado uma apresentação de todas as atividades apresentadas pelos alunos através de slides no Power Point.


O Processo


Forme duplas para responder as atividades propostas; Leia com atenção todos os textos e responda as atividades: • Decálogo da ecologia; • Água potável e poluição da água;


Avaliação


A avaliação se dará com as atividades entregues, as quais tem os pontos já especificados e também acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas, produções e relatório sobre as atividades.


Conclusão


No final do trabalho temos por meta que os alunos estejam com uma melhor Conscientização sobre a preservação do meio ambiente, importância da água como um recurso natural que pode vir a faltar, devido ao desperdício, a falta de preservação ambiental e a importância de preservar as águas para evitar que com a poluição ela desapareça. Cada um fazendo a sua parte para melhorar o mundo.


Créditos & Referências


• Jornalzinho Super Amigos da Natureza; • Coleção de bem com o planeta 2ª edição Editora Amigos da Natureza http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_ambiente http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_ambiente#Ambientes_naturais http://www.canalkids.com.br/meioambiente/cuidandodoplaneta/index.htm http://video.google.com/videosearch?hl=pt-BR&q=meio+ambiente&um=1&ie=UTF-8&ei=as06SvzZLtKntgfwktziDA&sa=X&oi=video_result_group&resnum=16&ct=title# http://vagalume.uol.com.br/chitaozinho-e-xororo/planeta-azul.html http://chitaozinho-e-xororo.musicas.mus.br/letras/45235/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_global http://www.brasilescola.com/geografia/o-desmatamento.htm http://www.youtube.com/watch?v=VvMGSvbtFc0&NR=1 http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?lista=meio-ambiente http://www.todabiologia.com/ecologia/poluicao_da_agua.htm http://www.geocities.com/Athens/Forum/5265/Ciclo.htm http://giordanobrunoassuncaomiranda.vilabol.uol.com.br/poluicaoagua.htm http://www.farmacia.ufmg.br/agua/informe.htm http://santiagomaior.drealentejo.pt/disciplinas/areaprojecto5d/tratamentodaagua/tratamentodaagua.htm http://santiagomaior.drealentejo.pt/disciplinas/areaprojecto5d/poluicaodasaguas/poluicaodasaguas.htm

Atividade 01 - da Webquest

Decálogo da ecologia

Atividade 02 - da webquest

Água potável e poluição da água

sábado, 2 de abril de 2011

Trabalho de Pontuação

Olá 5º ano, tenho um trabalho para vocês. Para ajudar todos vocês em Português e em Geografia preciso que resolvam esse exercício muito simples, é só pontuar e me entrgrar na aula de Português ou na aula de Geografia. O trabalho estará valendo 0,5 (meio ponto na duas disciplinas).
Bom Trabalho!
Prof. Simone.

Os sinais de pontuação

Numeral

NUMERAL

Numeral é a palavra que indica os seres em termos numéricos, isto é, que atribui quantidade aos seres ou os situa em determinada sequência.

Exemplos:

1. Os quatro últimos ingressos foram vendidos há pouco.

[quatro: numeral = atributo numérico de "ingresso"]

2. Eu quero café duplo, e você?

...[duplo: numeral = atributo numérico de "café"]

3. A primeira pessoa da fila pode entrar, por favor!

...[primeira: numeral = situa o ser "pessoa" na sequência de "fila"]

Note bem: os numerais traduzem, em palavras, o que os números indicam em relação aos seres. Assim, quando a expressão é colocada em números (1, , 1/3, etc.) não se trata de numerais, mas sim de algarismos.

Além dos numerais mais conhecidos, já que refletem a ideia expressa pelos números, existem mais algumas palavras consideradas numerais porque denotam quantidade, proporção ou ordenação. São alguns exemplos: década, dúzia, par, ambos(as), novena.

Classificação dos Numerais

Cardinais: indicam contagem, medida. É o número básico. Por exemplo: um, dois, cem mil, etc.
Ordinais: indicam a ordem ou lugar do ser numa série dada. Por exemplo: primeiro, segundo, centésimo, etc.
Fracionários: indicam parte de um inteiro, ou seja, a divisão dos seres. Por exemplo: meio, terço, dois quintos, etc.
Multiplicativos: expressam ideia de multiplicação dos seres, indicando quantas vezes a quantidade foi aumentada. Por exemplo: dobro, triplo, quíntuplo, etc

Digrafos

Dígrafos

De maneira geral, cada fonema é representado, na escrita, por apenas uma letra.
Por Exemplo:

lixo - Possui quatro fonemas e quatro letras.

Há, no entanto, fonemas que são representados, na escrita, por duas letras.

Por Exemplo:

bicho - Possui quatro fonemas e cinco letras.

Na palavra acima, para representar o fonema | xe| foram utilizadas duas letras: o c e o h.

Assim, o dígrafo ocorre quando duas letras são usadas para representar um único fonema (di = dois + grafo = letra). Em nossa língua, há um número razoável de dígrafos que convém conhecer. Podemos agrupá-los em dois tipos: consonantais e vocálicos.

Enconto Consonantal

Encontro consonantal é o encontro de duas consoantes, as duas consoantes são pronunciadas.

Exemplos com as consoantes na mesma sílaba:

Pedra - pe – dra
Planta - plan – ta
Glicose - gli – co – se
Gravidade - gra – vi – da – de

Exemplos com as consoantes em sílabas separadas:

Garfo - gar – fo
Ignorar - ig – no – rar
Vista - vis – ta

Encontros Vocálicos

Encontros vocálicos

Encontro vocálico é o agrupamento de vogais. Há três tipos de encontros vocálicos:

Hiato= É o agrupamento de duas vogais, cada uma em uma sílaba diferente.

a-fi-a, pi-a-da,

Ditongo= É o agrupamento de duas vogais, em uma mesma sílaba.

Cai-xa: Ditongo decrescente oral.: Ditongo crescente nasal.

Tritongo= É o agrupamento de três ou mais vogais.

A-guei; Á-guem

Classifica de sílabas

CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
QUANTO AO NÚMERO DE SÍLABAS

Monossílabas - aquelas que possuem uma só sílaba: dó, mão, cruz, etc.

Dissílabas - aquelas que possuem duas sílabas: sa/pé, fo/lha, te/la, etc.

Trissílabas - aquelas que possuem três sílabas: fun/da/ção, mé/di/co, etc.

Polissílabas - aquelas que possuem mais de três sílabas: ve/te/ra/no, na/tu/re/za, pa/la/ci/a/no, etc.

Fonte: www.portugues.com.br

terça-feira, 22 de março de 2011

Água

Na composição da água entram dois gases: duas partes de hidrogênio (símbolo: H) e uma parte de oxigênio (símbolo: O). Sua fórmula química é H2O.

Água: ela é indispensável!


Três quartos da superfície da Terra são recobertos por água. Trata-se de quase 1,5 bilhão de km3 de água em todo o planeta, contando oceanos, rios, lagos, lençóis subterrâneos e geleiras. Parece inacreditável afirmar que o mundo está prestes a enfrentar uma crise de abastecimento de água. Mas é exatamente isso o que está para acontecer, pois apenas uma pequeníssima parte de toda a água do planeta Terra serve para abastecer a população.
Vinte e nove países já têm problemas com a falta d'água e o quadro tende a piorar. Uma projeção feita pelos cientistas indica que no ano de 2025, dois de três habitantes do planeta serão afetados de alguma forma pela escassez - vão passar sede ou estarão sujeitos a doenças como cólera e amebíase, provocadas pela má qualidade da água. É uma crise sem precedentes na história da humanidade. Em escala mundial, nunca houve problema semelhante.
Tanto que, até 30 anos atrás, quando os primeiros alertas foram feitos por um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU), ninguém dava importância para a improvável ameaça.

Água potável e água tratada


A água é considerada potável quando pode ser consumida pelos seres humanos. Infelizmente, a maior parte da água dos continentes está contaminada e não pode ser ingerida diretamente. Limpar e tratar a água é um processo bastante caro e complexo, destinado a eliminar da água os agentes de contaminação que possam causar algum risco para a saúde, tornando-a potável. Em alguns países, as águas residuais, das indústrias ou das residências, são tratadas antes de serem escoadas para os rios e mares. Estas águas recebem o nome de depuradas e geralmente não são potáveis. A depuração da água pode ter apenas uma fase de eliminação das substâncias contaminadoras, caso retorne ao rio ou ao mar, ou pode ser seguida de uma fase de tratamento completa, caso se destine ao consumo humano.

Tratamento da água

Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.
Numa estação de tratamento de água, o processo ocorre em etapas:
- Coagulação: quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.
- Floculação - em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.
- Decantação - em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água.
- Filtração - a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro.
- Desinfecção - é aplicado na água cloro ou ozônio para eliminar microorganismos causadores de doenças.
- Fluoretação - é aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças.
- Correção de PH - é aplicada na água uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Esse procedimento serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição.