sexta-feira, 23 de março de 2012

Outono - 20 de Março



Outono


O outono é a terceira estação do ano e vem em seguida ao verão. Como vivemos num país de clima tropical, as estações não são bem-definidas. Naturalmente, apresentam alguma diferença entre si, mas não tão acentuadamente como nos países de clima temperado.
É o tempo da colheita de muitos produtos agrícolas. Há arvores que perdem suas folhas no outono, principalmente nas regiões frias.
E sem folhas, elas atravessam o inverno, voltando a brotar semente na primavera.
Mas por que as árvores perdem suas folhas?
A energia de que a planta necessita para se manter viva vem da luz solar. Com os dias mais curtos do outono e a conseqüente redução da luz disponível, as árvores precisam economizar energia e o fazem retirando nutrientes das folhas e concentrando no caule.
Sem nutrientes, as folhas ressecam e caem. Mas a árvore permanece viva porque, apesar da menor intensidade de luz, ela consegue produzir energia suficiente para sustentar seu corpo sem as folhas.
Portanto, é durante o outono, quando elimina todas ou parte de suas folhas, que as árvores se preparam para atravessar o inverno.
Quando a primavera chegar e a temperatura voltar a subir, a energia armazenada no caule será usada para gerar novas folhas, flores e frutos.


Fonte: http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diaoutono.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário